segunda-feira, 13 de agosto de 2012

trabalho de geografia sobre as formas de relevos.




Planaltos

Os planaltos são áreas de altitudes variadas e limitadas, em um de seus lados, por superfície rebaixada. Os planaltos são originários das erosões provocadas por água ou vento.
Exemplo:
Aspectos naturais do Rio Grande do Sul.











Planícies

É uma área geográfica caracterizada por superfície relativamente plana (pouca ou nenhuma variação de altitude). São encontradas, na maioria das vezes, em regiões de baixas altitudes. As planícies são formadas por rochas sedimentares. Nestas áreas, ocorre o acúmulo de sedimentos.
Exemplo:
Planície amazônica, rio Araguaia.













Depressões

As depressões são regiões geográficas mais baixas do que as áreas em sua volta. Quando esta região situa-se numa altitude abaixo do nível do mar, ela é chamada de depressão absoluta. Quando são apenas mais baixas do que as áreas ao redor, são chamadas de depressões relativas. As crateras de vulcões desativados são consideradas depressões. É comum a formação de lagos nas depressões.
Exemplo:

 Depressão Sul-rio-grandense.












Montanhas

As montanhas são formações geográficas originadas do choque (encontro) entre placas tectônicas. Quando ocorre este choque na crosta terrestre, o solo das regiões que sofrem o impacto acaba se elevando na superfície, formando assim as montanhas. Estas são conhecidas como montanhas de dobramentos. Grande parte deste tipo de montanhas formou-se na era geológica do Terciário. Existem também, embora menos comum, as montanhas formadas por vulcões.
 Exemplo;
:  Pico da Neblina. 


















Serra -

São terrenos acidentados com fortes desníveis, frequentemente aplicados aescarpas assimétricas, possuindo uma vertente abrupta e outra menos inclinada(montanhas ligadas umas às outras).
Exemplo:

Serra da Mantiqueira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário